(11)

(11)

Exames Ocupacionais

Gostou? compartilhe!

Os exames ocupacionais são monitorados pela NR7 e, entre muitos outros diagnósticos que também podem ser solicitados em seus meios, são cinco os que se destacam com maior protagonismo. Conheça-os:

  • Exame admissional;
  • Exame periódico;
  • Exame para mudança de função;
  • Exame de retorno ao trabalho;
  • Exame demissional.

Ainda de acordo com a Norma Regulamentadora de número sete, todos e quaisquer exames ocupacionais devem compreender avaliação clínica, fazendo com que, desta maneira, o questionário médico e os exames físicos e mentais sejam considerados da maneira mais assertiva e detalhada possível.

Já para que tenha na alta qualidade de seus resultados um de seus pontos mais altos, os exames ocupacionais jamais podem ser tratados de maneira negligenciada, informação que aponta que são muitas as clínicas “especializadas” em suas promoções que se preocupam tão e somente em “benzer” os candidatos e profissionais, quando os médicos mal chegam a tocar em seus corpos.

O que você entende por exames ocupacionais periódicos?

Podem serem considerados exames ocupacionais periódicos todos os exames que, além de pertencerem ao universo do mercado de trabalho, se fazem realizados de maneira semestral, anual ou bienal.

No campo prático, pode-se afirmar que esta definição, a de exames periódicos ocupacionais, também depende dos riscos (químicos, ergométricos, físicos ou biológicos) apresentados pelo ambiente e da faixa etária do trabalhador em voga.

A Neogênese Diagnósticos promove exame ocupacional em sua sede física localizada em Guarulhos, município que integra a região metropolitana da capital paulista. Saiba mais a respeito do procedimento e conheça a fundo suas principais características!